Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Na prática: artigo 268 do Código Penal e COVID-19.

Combate à disseminação do coronavírus e o desrespeito às determinações do poder público.

Publicado por Vinícius Rocha
há 4 anos

Adianto que compartilho do entendimento de que o Direito Penal somente deve ser aplicado em última hipótese, ou seja, quando não houverem outras áreas do Direito para a resolução do impasse.

Pois bem, em virtude do estado de emergência de saúde internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019, o Congresso Nacional criou a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional.

A referida Lei, em seu artigo 3º, estabelece que, “para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências", diversas medidas, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde.

A partir daí os Poderes Públicos Municipais, por exemplo, criaram determinações, através de Decreto, para combater-evitar à disseminação social do coronavírus (COVID-19). Ocorre que diversas pessoas estão apresentando comportamentos incompatíveis com as respectivas diretrizes, como: a utilização de praças, parques, beira de praia e dentre outros.

Tais comportamentos enquadram-se, em tese, na infração de medida sanitária preventiva disposta no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, segundo o qual estabelece que:

“Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa”.

A infração penal em questão tem por objetivo resguardar a incolumidade pública, isto é, evitar perigo ou risco coletivo.

Isolamento social é necessário! #ficaemcasa

  • Sobre o autorATENDIMENTO 24 HORAS 📲
  • Publicações8
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1171
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/na-pratica-artigo-268-do-codigo-penal-e-covid-19/823517337

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

mas se a determinacao é arbitraria , por um decreto que conflita com a constituição, que alega locomacao em.tempos de paz e fora de estado de sitio ? ainda assim fica tipifcado? decreto proibido ir a areia da praia ....mas nem a lei federal 13979 menciona tal restricao nem a respectiva portaria interministerial continuar lendo

entao determinacao de poder público é o que bem etender, sem base legal? continuar lendo

Olá, amigo. Vai depender das diretrizes determinadas pelo teu Município. No caso da minha cidade há previsão para áreas públicas, por exemplo. Recentemente se teve notícias de pessoas estarem aglomeradas em beiras de praia, totalmente incompatível com a situação atual do país devido ao coronavírus. É questão, enfim, de pensar em toda coletividade. 👍 continuar lendo